sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Como preparar treinamentos e palestras

Como preparar treinamentos...!
 
Primeiro passo é conhecer a empresa, tipo de público e seus riscos  ambientais que cercam a empresa e seus trabalhadores.
Outra coisa muito importante é alinhar com o Técnico de Segurança da empresa, pessoal de RH, ou pessoal da CIPA, o que será tratado, como será a abordagem e assim evitar eventuais conflitos.
Conhecer os riscos fabris, tipos de máquinas, tarefas e sistemas produtivos, com estas informações fazer uma análise preliminar de riscos e utilizar estas informações (que muitas vezes o público interno não consegue ver por ter se habituado) com fotos, imagens e frases de efeito.
 
Aqui neste estaleiro na cidade do Guarujá SP, é um excelente exemplo, pois os riscos ambientais são diversos, afinal a construção de um rebocador de aço para flutuar é uma atividade que envolvem diversas áreas.
 
Para este caso, podemos seccionar as palestras conforme os setores, por exemplo, tratar separadamente dos setores, pois é muito chato falar dos riscos de solda para o pessoal administrativo, mas calha muito bem utilizar assuntos ergonômicos administrativos para equipes de soldadores.
 
Outro bom exemplo de alinhamento técnico foi a Palestra na YAKULT, nesta oportunidade tratamos de falar sobre proteção das mãos e dos olhos, pois os temas forram sugeridos pelos Técnicos da empresa, os quais nos deram diversas informações que utilizamos na palestra e isso ajudou muito a ilustrar ao trabalhador sua importância na auto proteção. Aqui levamos o material principal da palestra, as luvas e óculos de proteção, porém, utilizamos imagens da internet que estavam relacionadas aos tipos de riscos ambientais desta empresa.
 
Na foto ao lado iremos verificar as palestras para capacitação de vendedores de Epi´s. Aqui o treinamento além de ter o cunho comercial, procuramos destacar informações técnicas de cada produto, capacitando o vendedor a compreender mais e melhor o mundo de vendas com o mundo de proteção do trabalhador. Como sabemos que nem todas as escolas técnicas possuem um bom laboratório de EPI´s, capacitar as revendas é uma forma de estender ao estudante uma oportunidade regional de compreender melhor o tema em sua própria região.
 
Não importa o público, a cidade, o estado. O que importa na verdade é se colocar no lugar das pessoas e procurar saber quais são seus conhecimentos e suas necessidades, assim, nossas escolhas e os caminhos que escolhermos será melhor compreendido por aqueles que estarão ali para nos ouvir.
 
Outra dica importante , é ser descontraído utilizar palavras de fácil compreensão, deixar o tecnocrata de lado e fazer diferente e de forma positiva na vida das pessoas, como você gostaria que fizessem por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário