quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dicas para uso de luvas de látex, nitrilica e neoprene

Olá amigos, agradeço a Deus por mais esta oportunidade de escrever para você e saber que juntos estamos fazendo a diferença na vida de alguém. E já que é diferença, que ela seja boa não é mesmo.

Segue mais uma dica importante quanto ao uso adequado de EPI´s, neste caso luvas para atividades que envolva manuseio de produtos líquidos/químicos, as famosas luvas de látex, neoprene e nitrilica.

Dica principal, forneça apenas luvas de procedência e com C.A dentro da validade. Na hora de calçar as luvas, dobre o cano da luva, 2 cm é o suficiente para aparar qualquer líquido que escorrer pela luva, evitando o contato com a pele do usuário, isso evita acidentes e alergias.

Dica 1: Luva de látex é excelente para limpeza residencial, comercial, escritórios e áreas comuns onde não haja presença de resíduos industriais que agrida o látex.

Dica 2: Luva de neoprene também pode ser utilizadas nas atividades da dica 1, inclusive em áreas industriais com contaminação de resíduos químicos, pois esta é uma luva de látex natural com banho em látex neoprene resistente a diversos produtos.

Dica 3: Luva nitrilica, aquela de cor verde, ideal para limpeza geral, inclusive na manipulação de produtos derivados do petróleo. Embora esta seja de látex nitrílico, seu poder de elasticidade é menor que as outras duas, mas a proteção é muito mais abrangente em relação resistência química.

Dica 4: Antes de usar qualquer tipo de luva banhada de látex natural ou não, entre em um site e consulte a tabela de resistência química, você pode ver isso no seguinte site: www.kalipso.com.br

NOTA IMPORTANTE: Meus amigos, tenho visitado alguns hospitais nos últimos dias e a situação dos profissionais de limpeza em relação ao uso adequado desta luva de látex é uma afronta a segurança da saúde ocupacional e desesperador o descaso do SESMT destas empresas. Quando você estiver em um hospital, preste atenção como as pessoas utilizam suas luvas, depois de pegarem no cabo dos rodos/vassouras com a luva contaminada, retiram as luvas e transportam estes utensílios de um lado para outro contaminando a mão desprotegida. Estes ambientes, além dos riscos convencionais (biológicos) me provocam alguns questionamentos, do tipo, se este colaborador esta se contaminando, corremos o risco de que esta contaminação seja levada para outros ambientes e também para os lares. O que você acha desta nota, por favor me envie e-mail´s comentando, preciso de sua ajuda e observação, será que só eu vejo isso? será que devemos permanecer quietos sem comentar nada??? Acredito que devemos questionar, pois a primeira vítima deste descaso é o próprio trabalhador e sua família, depois toda a equipe de profissionais que acabam expostos as vezes sem conhecimento a este tipo de risco e os próprios pacientes. Estou no aguardo de seus comentários. 
Veja a foto abaixo, alguns utilizam luvas, outros manuseiam a vassoura contaminada sem proteção alguma. Um retrato da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário